terça-feira, 14 de janeiro de 2014

MEC descredencia UniverCidade e Gama Filho



A UGF (Universidade Gama Filho) e a UniverCidade foram descredenciadas pelo MEC (Ministério da Educação). As instituições já estavam com o vestibular suspenso desde 2013 e, agora, não podem ser reabertas.

Em nota oficial, o MEC informou que a medida foi motivada pela "baixa qualidade acadêmica, o grave comprometimento da situação econômico-financeira e a falta de um plano viável para superar o problema, além da crescente precarização da oferta da educação superior".
Ainda de acordo com o MEC, a decisão do descredenciamento das instituições teve como objetivo "preservar o interesse dos estudantes e da sociedade por uma educação superior de qualidade".
Em outubro, o grupo que administra as duas instituições, o Galileo Educacional, firmou um acordo com o governo federal para assegurar a continuidade das atividades da Gama Filho e do UniverCidade. O grupo tomou algumas providências para a captação de recursos que permitisse sanear as suas finanças, mas não foi o suficiente para sustentar o acordo.
Segundo o MEC, o agravamento da crise financeira do grupo Galileo fez com que as instituições enfrentassem um "longo período de paralisação das atividades acadêmicas - motivadas pela falta pagamentos de docentes e funcionários e ausência de condições mínimas de funcionamento".
Transferência assistida
A decisão do descredenciamento das universidades será publicada hoje no "Diário Oficial". Em cinco dias úteis, o ministério deverá publicar ainda outra portaria para definir as regras da transferência assistida para estudantes das instituições. Serão convocadas universidades que tenham interesse em receber alunos da UGF e UniverCidade. 

- Se as instituições estavam fora dos padrões regulamentados pelo MEC, mereciam ser fechadas. Espero que os alunos não arquem com as consequências e sejam devidamente orientados e transferidos. 

Fonte: Jornal Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário