segunda-feira, 14 de abril de 2014

'Desvalorização' do parto normal torna o Brasil líder mundial de cesáreas




Uma pesquisa feita pela Fiocruz ('Trajetória das mulheres na definição pelo parto cesáreo') acompanhou 437 mães que deram à luz no Rio, na saúde suplementar. No início do pré-natal, 70% delas não tinham a cesárea como preferência. Mas 90% acabaram tendo seus filhos e filha assim — em 92% dos casos, a cirurgia foi realizada antes de a mulher entrar em trabalho de parto. O levantamento dá a medida de que, em algum estágio dos nove meses de gestação, algo fez a mulher mudar de ideia.
As pesquisas da Fiocruz mostram a baixa informação recebida pelas mulheres em relação às vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de parto e a baixa participação do médico como fonte desta informação. Com 52% dos partos feitos por cesarianas — enquanto o índice recomendado pela OMS é de 15% —, o Brasil é o País recordista desse tipo de parto no mundo. Na rede privada, o índice sobe para 83%, chegando a mais de 90% em algumas maternidades. A intervenção deixou de ser um recurso para salvar vidas e passou, na prática, a ser regra.


- Atenção mulherada! O parto cesárea é uma cirurgia que tem chances maiores de complicações e só deve ser feito em casos extremos.

Fonte: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário