segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Uso de melatonina para regular o sono no início do horário de verão é polêmico


O horário de verão começou e muita gente já está preocupada em adaptar a rotina de sono à perda de uma hora no dia. Para combater a dificuldade de dormir, mais e mais pessoas têm recorrido à melatonina, hormônio que regula o relógio biológico. Apesar de rotuladas como suplemento natural, as pílulas são um medicamento, que pode trazer riscos se o uso não for orientado por um médico.

O produto não é comercializado no Brasil porque não possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O consumo, no entanto, é livre. De acordo com a reguladora, a importação para uso é permitida, e a compra pode ser feita em viagens ao exterior ou sites estrangeiros.
A melatonina é produzida naturalmente pelo organismo na glândula pineal. Ela colabora com o funcionamento normal do ciclo circadiano, mecanismo que faz surgir a vontade de dormir à noite e de acordar de dia. No entanto, a exposição intensa a ambientes iluminados após o anoitecer, algo típico da vida moderna, bloqueia a produção do hormônio, o que acaba desregulando o sono.



- É preciso ter muito cuidado!



Fonte: Extra.globo.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário