terça-feira, 28 de abril de 2015

Maioridade penal: 88% dos cariocas aprovam redução



Moradores do Rio seguiram a tendência nacional revelada há duas semanas por pesquisa do Instituto Datafolha - nela, 87% dos entrevistados aprovavam a redução da maioridade penal - e se mostraram amplamente favoráveis à medida.
Entre as 712 pessoas consultadas pela Unicarioca no Centro, 88% se posicionaram ao lado da PEC 171/1993 (Proposta de Emenda Constitucional), que, depois de 20 anos paralisada, voltou a ser discutida no Congresso e, atualmente, é analisada por uma comissão especial na Câmara dos Deputados.
Em proporção quase idêntica, 89% dos entrevistados disseram acreditar que haverá menos crimes cometidos por menores se estes responderem penalmente pelos atos infracionais. A pesquisa mostra, ainda, que 67% dos moradores do Rio não creem nas casas de correção para menores infratores. Entre eles, 55% acreditam que a privação de liberdade torna os menores "mais revoltados" e mais perigosos. Também foi abordada a percepção dos entrevistados sobre a situação de segurança pública da cidade. Para 92%, a violência praticada por menores vem aumentando. Além disso, 89% consideram que a quantidade de crimes cometidos por menores seja "estatisticamente revelante". Segundo dados da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) do Ministério da Justiça, menores de entre 16 e 18 anos de idade são responsáveis por 0,9% de todos os crimes cometidos no país. Os pesquisadores da Unicarioca optaram por restringir as entrevistas à região central da cidade por se tratar de uma zona pela qual circulam pessoas de todas as localidades do município. Na análise das respostas, revelou-se que a redução da maioridade penal é mais popular entre moradores das zonas norte e oeste do que entre os da zona sul.

- Independente da idade, se cometeu um crime tem que pagar!

Fonte: Destak Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário