Para atingir as metas do novo PNE (Plano Nacional da Educação), aprovado pela presidente Dilma Rousseff, em vez dos atuais R$ 9,6 bilhões aplicados pelo governo federal na educação básica com base no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), seria preciso direcionar para a área mais R$ 54 bilhões. Hoje, o Fundeb determina o investimento do governo federal na educação básica considerando valor-aluno/ano mínimo, ou seja, o custo de cada aluno matriculado nas redes estaduais e municipais de todo o País.
Esse fundo estabelece que Estados e municípios direcionem para a educação básica 20% do que arrecadam em oito impostos: ICMS, IPI, IPVA, Desoneração das Exportações, ITCDM, FPE, FPM, ITR-Cota Municipal. O dinheiro é dividido pelo número de matrículas das redes, gerando um valor mínimo que cada Estado e município deve pagar para a manutenção de cada aluno nas escolas anualmente. A média desses valores estabelece o valor mínimo ao ano a ser gasto por estudante em todo o País (R$ 2.285,57 por aluno do ensino fundamental em 2014).
- É preciso investir na educação de nossos jovens para que possamos ter um futuro melhor.
Fonte: R7.com

.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário